domingo, 10 de abril de 2011

ESPAÇO ESTRANGEIRO


                               Click na imagem para ver em tamanho maior

Pierre Lacur - 1804 - Museu Belas Artes Bordeaux - França




Paul Strisik - USA - coleção particular




Antoine Bouvard - 1870-1955 - França




Gustaf Cederstrom - 1884 - Suécia




Armando Romano - Itália - coleção particular




Allan R. Banks - USA - coleção particular




Edward William Cooke - 1853 - Inglaterra




CANTINHO DA MÚSICA



O ESPECIAL CARTOLA

Não sou de parar para ver os programas corriqueiros da TV vez que a grande maioria é de péssima qualidade e não produz nada de elogiável. Porém vi e gostei do documentário sobre Cartola exibido recentemente em horário nobre na telinha. O relato foi correto, com bom andamento e com depoimentos de pessoas ligadas à música e ao compositor, o que deu vida ao programa. Merecida homenagem a quem deu rumo ao samba na música popular brasileira.
Cartola nasceu no Rio de Janeiro, no bairro do Catete, no ano de 1908 em uma família humilde. Logo a família mudou-se para o bairro de Laranjeiras, onde passou a infância e onde entrou em contato com o mundo do samba, aprendendo com o pai a tocar cavaquinho e violão. Considerado por muitos como o maior sambista da história da música popular, Cartola chegou ao morro da Mangueira quando dificuldades financeiras obrigaram a família a mudar-se mais uma vez.
Morando no morro fez amizade com o sambista Carlos Cachaça e outros do mesmo naipe e adentrou no mundo da boemia, malandragem e da musica. Com pouco estudo arranjou emprego de servente de obra e passou a usar chapéu coco para proteger do cimento que caia na cabeça, pelo que ganhou dos colegas o apelido de Cartola. Junto com outros amigos sambistas criou o “Bloco dos Arengueiros” de onde surgiu a Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira. Nesta época, já compondo samba, viu suas musicas serem popularizadas na voz de Araci de Almeida, Carmem Miranda, Mario Reis e outros.
Depois Cartola desaparece do cenário musical e, para muitos, era dado como morto e pouco se sabe deste período que o sambista levou desaparecido. Em 1956 Cartola foi reencontrado por Sérgio Porto, lavando carros em Ipanema e, a partir deste encontro, ressurgiu no mundo da música, voltando a compor e tendo seus sambas novamente gravados por cantores de fama.
Só em 1974, já com 66 anos de idade, Cartola gravou o seu primeiro disco solo, onde sua carreira foi novamente impulsionada devido as pérolas musicais de “As Rosas Não Falam”, “O Mundo É Um Moinho”, “Cordas de Aço” e outras. Com o sucesso e com a melhora financeira Cartola mudou-se para uma casa em Jacarepaguá, onde morou até seu falecimento em 1980.
Se o programa for reprisado vale a pena assistir e vamos torcer que outros nomes da música também sejam lembrados.
                                                         Edmundo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário