domingo, 10 de abril de 2011

O CAMPESTRE DE ARTIOLI




Em rápidas linhas, o que posso falar desta minha jovem amiga, de olhar cativante e de fala mansa, que retrata paisagens campestres com tanta sensibilidade?

Posso dizer que Sandra Maria Artioli, que assina S M Artioli em suas obras, é descendente de italianos, nascida no interior de São Paulo, na cidade de Itapuí, em uma família comum como tantas outras da zona rural paulista. Seu pai era um dedicado agricultor e a mãe uma costureira, que tinha o dom de desenhar, e que lhe ensinou os primeiros traços e rabiscos assim que percebeu o anseio e a facilidade da filha em dedicar-se a lápis de cor, giz de cera e tintas.

Convivendo desde pequena com a natureza e tendo herdado o gosto pela arte de seus avós, principalmente de seu bisavô materno, homem simples, mas culto, que chegou a cursar a escola de Artes e Ofício de São Paulo, aprendeu a apreciar e perceber a cor de cada estação do ano, o que hoje se reflete na palheta de cores que imprime na vegetação quando outono e a na luz do crepúsculo quando em dias frios.

Artioli tem como referencia de seus trabalhos a natureza, as paisagens de serras e as estradinhas de terra, típicas dos muitos cantos rurais de nosso enorme país, pelo que nos mostra a natureza viva sob o ponto de vista peculiar da artista, com seu estilo de fortes características impressionista, em pinceladas rápidas, porém vigorosas e com cores vibrantes e de muita luminosidade.

Formada pela UNESP em comunicação visual, hoje Sandra já é uma artista consagrada, tendo trabalhos em várias partes do mundo e em coleções importantes, com inúmeras medalhas em salões de arte, medalha de ouro na exposição do Lauderdale House Arts Centre/Inglaterra e, em fins de 2010, foi medalha de prata na exposição realizada no Caroussel du Louvre/Museé du Louvre/França.

Cada tela de Sandra merece uma observação especial e o conjunto de sua obra já é uma pequena visão histórica da natureza do interior.



                    click na imagem para ver em tamanho maior
Artioli - coleção particular



Artioli - coleção particular



Artioli - coleção particular



Artioli - tela Medalha de Prata - Museu do Louvre/França



Artioli - coleção particular



Artioli - coleção particular



Artioli - coleção particular



Artioli - coleção Edmundo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário