sexta-feira, 27 de maio de 2011

A OBRA GAÚCHA DE REGINA SCHWINGEL




Certo dia, procurando pela Internet, deparei com uma pintura moderna, muito viva e muito expressiva. Entrei em contato com a artista e adquiri a tela, que foi a primeira de outras. Assim conheci Regina Schwingel, uma gaúcha de 65 anos de idade e que iniciou na pintura mais por curiosidade e distração do que por profissão.

Regina teve uma vida igual a de milhares de outras mães e donas de casa, trabalhando fora e cuidando de quatro filhos. Um destes filhos foi quem a incentivou a pintar, dando a ela livros e revistas sobre artes plásticas, até vê-la inscrita em um curso de pintura com a professora Zilá Quadros.

Infelizmente o destino não permitiu que este filho visse o sucesso da mãe querida que ele tanto incentivou,  vez que faleceu quando Regina ainda dava os primeiros passos na pintura. Mas a vida teve que continuar e Regina não largou mais os pincéis, tendo trabalhos em tecidos, vidro e aquarela, até se encontrar, definitivamente, no óleo sobre tela.

Regina é muito humilde ao falar de suas telas e ela nunca se coloca como uma grande artista. Por esta humildade ainda é pouco conhecida nos grandes centros do Sudeste do país, restringindo-se muito ao Sul do Brasil, embora já tenha obras em coleções importantes no Brasil e no exterior e tenha participado com sucesso total do Brasilian Art Between The Oriental and Ocidental Civilizations na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

Na pintura de Regina podemos extrair o prazer de pintar e a diversidade de temas, além de uma visão própria de cores e tons, onde transborda o colorido e que transporta o observador a um mundo alegre, limite do real e da fantasia.

A você, minha amiga gaúcha, meus aplausos e o meu carinho.



Regina Schwingel - coleção particular




Regina Schwingel - coleção particular




Regina Schwingel - coleção Edmundo Machado




Regina Schwingel - coleção particular




Regina Schwingel - coleção particular




Regina Schwingel - coleção Edmundo Machado




Regina Schwingel - coleção particular

Nenhum comentário:

Postar um comentário