sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MESTRES DA PINTURA MINEIRA

Registrando em uma foto, hoje apenas importante e amanhã histórica, o encontro dos grandes mestres da pintura mineira contemporânea, acontecido recentemente.



da esquerda para a direita: Claudio Vinicius, José Ricardo, Túlio Dias e José Rosário


 ****************************************************


AS CORES DO SUL


                             VILDETE PESSUTO


Vildete Pessuto é o nome artístico de Vildete Dall Bello Pessuto, esta linda senhora que se vê na foto ao lado, quarta filha de uma família vinda da região de Vêneto/Itália, nascida no sul do país na cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, terra de colonização italiana localizada nas serras gaúchas, de montanhas e de vinhos e que emprestaram suas cores para as telas da artista.

Vildete iniciou no desenho e na pintura ainda adolescente como autodidata até que, sempre buscando o mais, começou seu aperfeiçoamento através de pesquisas, estudos e cursos junto a artistas de renome, o que expandiu suas telas para óleo, aquarela e acrílico.

Seu trabalho retrata a paixão pelo Brasil, a diversidades de raças, músicas, artes e culturas, bem como paisagens. A cor é uma constante na obra da artista, com um toque de vivacidade que vem da alma, da alegria, do amor pela arte e que possa transmitir beleza ao observador, unindo a autora da obra com as sensações de quem admira a arte.

A própria Vildete define suas telas quando diz que “A  arte e pintura, expressa o encanto da poesia em movimento e, em cores... Cada traço, cada tinta, escreve  a beleza, nos olhos e na alma de quem a contempla...”

Na minha ótica pessoal a obra de Vildete tem um ponto que a difere de outros pintores da mesma escola, que são os olhos de suas figuras. Observem com atenção e vejam que os olhos das figuras pintadas por Vildete transmitem sentimentos, ora alegria, ora espanto, ora admiração e assim por diante, pelo que me atrevo a dizer que suas figuras são únicas, ímpares e exclusivas.



                                 Click na imagem para ver em tamanho maior


Vildete Pessuto - coleção particular





Vildete Pessuto - coleção particular





Vildete Pessuto - coleção particular





Vildete Pessuto - coleção particular





Vildete Pessuto - coleção particular





Vildete Pessuto - coleção particular





Vildete Pessuto - releitura de obra de Locatelli- coleção particular







Vildete Pessuto - coleção particular

Nenhum comentário:

Postar um comentário