segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MOSTRA DE PINTORES BRASILEIROS NO TEATRO TRIANON






O teatro Trianon, que está localizado na cidade de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro, sendo considerado o segundo maior teatro do estado e um dos mais bem estruturado da América Latina, completou 13 anos de existência no dia 31 de julho próximo passado.




 
Como parte das comemorações e devido a visão ampla e inovadora da presidente do teatro, Auxiliadora Freitas, e da responsável pelo setor de artes, Ademilde Pacheco, pessoa sensível e grande incentivadora da cultura, foi feita uma mostra de pintores brasileiros, aberta ao público na noite de 18 de julho com um coquetel e com 22 telas da coleção particular do colecionador Edmundo Machado.


                           Click na imagem para ver em tamanho maior


Auxiliadora Freitas - Edmundo Machado - Ademilde Pacheco, na noite de abertura da mostra, ao lado da tela "Veneza" do artista plástico José Rosário





Auxiliadora Freitas, o Prefeito em exercício da cidade, o médico Chicão Oliveira e Edmundo Machado na noite de abertura da mostra.




Ademilde Pacheco, Auxiliadora Freitas, o Prefeito Chicão Oliveira e Edmundo Machado na noite de abertura da mostra. Ao fundo tela "Colheita de Algodão" do artista plástico Nando Ribeiro.





Auxiliadora Freitas, o Prefeito Chicão e Edmundo Machado dando as boas vindas aos presente na noite de abertura da mostra

O evento, além de incentivar a cultura, foi pioneiro na cidade de Campos dos Goytacazes, vez que nunca antes um colecionador da cidade havia disponibilizado peças de sua coleção para exposição ao público em geral. Veja abaixo algumas das telas exibidas na mostra:


              Click na imagem para ver em tamanho maior


Alex Luizi - coleção Edmundo Machado




Sandra Artioli - coleção Edmundo Machado




Jorge Maciel - coleção Edmundo Machado




José Rosário - coleção Edmundo Machado




José Lino Zechetto - coleção Edmundo Machado




O sucesso do evento foi acima do esperado, tanto que a mostra, inicialmente prevista para durar 15 dias, permaneceu além de um mês, tantas foram as visitas, posto que as obras foram vistas por mais de 3000 pessoas, inclusive estudantes universitários e alunos das escolas públicas.


Noite de abertura da mostra - Plano geral




Noite de abertura da mostra





Noite de abertura - visão geral




Noite de abertura da mostra - plano geral



Edmundo Machado e Adriano Ferraiouli, artista plástico. Ao fundo, a  tela maior denominada "Feira" do pintor Yuji Arimizu e duas menores do pintor Antonio Castro


Além de estudantes de diversas escolas públicas do município, alunos do curso de Direito da Faculdade de Direito de Campos também estiveram presentes na exposição, em grande número e por mais de uma vez, para apreciar as obras e ouvir algumas explicações sobre os artistas expostos.




Ademilde Pacheco, responsável pelo setor de artes do Triano, ladeada por professores do curso de direito em uma das visitas dos universitários a exposição.  





Universitários do curso de direito da Faculdade de Direito de Campos






Universitários ouvindo explicações técnicas sobre as telas exibidas





Visão geral de uma das visitas dos universitários, quando ouviam uma explanação sobre a escola impressionista.
 


Parabéns a Auxiliadora Freitas e a Ademilde Pacheco que inauguraram uma nova época para as artes plásticas na cidade, integrando cultura, arte e educação aos jovens.

                                                            Edmundo Machado


2 comentários:

  1. Grande amigo Edmundo, parabéns pela bela iniciativa que promoveu em sua cidade. Mais do que ninguém, sei como tem sido importante o seu suporte para a Arte, em sua região.
    Um abraço e sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso dizer da valiosa contribuição que um evento desses dá as artes em nosso pais. Parabéns pela iniciativa e um grande abraço.
    Clanir Spinola

    ResponderExcluir