terça-feira, 11 de outubro de 2011

(Devido a importância do assunto abaixo, excepcionalmente esta seção do blog não tratará de música nesta atualização)



CANTINHO DO CONSUMIDOR



ACORDA, VOCÊ ESTÁ SENDO LESADO

Sem sombras de dúvidas, o setor empresarial tem por objetivo principal a obtenção de lucros. Até aí nada de mais, pois esta é a realidade de todo o mundo, onde a atividade produtiva, que gera empregos e paga impostos, alavanca o país. Entretanto, em nossa Nação alguns pontos estão a merecer nossa completa vigilância, devido as artimanhas que estão sendo utilizadas para lesar o consumidor sem que ele sequer perceba. 

Digo isto porque, alertado por um amigo, passei a observar produtos de valores pequenos, mas que trazem embutido um preço final absurdo e pude verificar que nos menores preços está a grande jogada do “lesa consumidor”. Os produtos vendidos em pequenas quantidades, em pequenas porções e por preços que não chamam a atenção, desorientam o consumidor e o fazem perder a percepção do valor real que está pagando.

Só como exemplo : você entra no supermercado e compra um saquinho de orégano, aquele tempero muito utilizado em pizza, pagando em média R$ 1,99 por uma embalagem contendo três (3) gramas do produto. O valor é pequeno e você não dá nenhuma atenção ao fato. Porém, se você fizer as contas, verá que na verdade está pagando R$ 663,33 pelo quilo do orégano. Assustou-se ? Mas é isto mesmo. Se três gramas custaram R$ 1,99 o quilo custará mais de um salário mínimo.

Outro produto que não fazemos a conta completa é tinta para impressora. Em uma inteligente jogada os fabricantes passaram a oferecer impressoras jato de tinta a preços cada vez mais barato, mas com cartuchos custando cada vez mais caros, sem esquecer que de uns tempos para cá os fabricantes reduziram a quantidade de tinta na metade (nota: antes os cartuchos continham 10 ml de tinta. Agora, só 5 ml.), mas mantiveram o preço tal qual era.

Veja a conta, que é inquestionável: Um cartucho de tinta original contendo 5 mililitros custando R$ 50,00 equivale dizer que você está pagando dez mil reais (R$ 10.000,00) pelo litro da tinta. Preste atenção, pois estamos falando de dez mil reais por um litro de tinta para impressora. Argumentaria o fabricante que tem embutido no produto o custo da embalagem e a tecnologia de ponta. Mesmo sabendo que é “conversa para boi dormir”, aceitemos o argumento e vamos fazer um desconto de 50% no litro da tinta e ainda assim teríamos o astronômico valor de R$ 5.000,00 por litro.

Como um litro de tinta para impressora pode custar mais caro do que uma motocicleta, cinco notebooks, cinco televisores de LCD e tantas outras coisas mais? Ou seja, é um assalto elegante, uma estratégia inteligente, onde o consumidor sequer nota o quanto está sendo lesado. Se você fez as contas, verá que um litro de tinta para impressora está custando proporcionalmente mais caro do que tudo que você gasta na sua manutenção e de sua família. 

Só nestes dois exemplos citados acima, já dei aos meus leitores uma amostra do quanto somos lesados todos os dias. E o pior é que a sociedade brasileira não adquiriu ainda a capacidade de se auto defender, seja reclamando, seja boicotando o produto que está fora dos parâmetros normais de preços. 

E precisamos adquirir esta capacidade imediatamente, pois em uma série enorme de outros produtos o quadro se repete e você nem percebe. É o rolo de papel higiênico que diminui a quantidade de metros mas mantém o preço, é a caixa de bombom que diminui a quantidade de bombons mas mantém o preço, é o caderno escolar que diminui a quantidade de páginas mas mantém o preço, enfim, você é discretamente "passado para trás" sem sequer perceber.

No mais, na próxima compra de um produto qualquer faça a conta e proteja seu bolso, pois se cada um fizer a sua parte, principalmente não comprando o produto enganador e avisando aos amigos para que não comprem também, o país chegará a maturidade mais rapidamente.

                                            Edmundo Machado

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