quinta-feira, 8 de março de 2012

CANTINHO DA MÚSICA



COMPORTAMENTO IRRESPONSÁVEL

Em Sergipe, no fim do mês de Janeiro, a cantora Rita Lee fez o seu show de despedida dos palcos. Até aí nada demais, se a roqueira, sempre polêmica, não tivesse atacado verbalmente os policiais que abordavam jovens que estavam na platéia fumando maconha e não tivesse dito, em alto e bom tom a irresponsável frase “- Cadê o baseadinho para eu fumar aqui agora ?”

Que frase lamentável. Para uma platéia cheia de jovens, tratar o uso de drogas como um fato sem maiores conseqüências é no mínimo irresponsável e pedir um “baseadinho’ para uso é pior ainda. Que exemplo horroroso deu a vovó Rita Lee.

Um “baseadinho” não pode ser tratado como um ato corriqueiro e sim como um ato sério e preocupante, pois um “baseadinho” vai levar a outro, a mais outro e, quase sempre, ao uso de drogas mais pesadas, trazendo resultados lamentáveis não só para o usuário como também para a família do usuário e a própria sociedade.

Um “baseadinho” já destruiu muitos lares, já trouxe muitas desgraças a pais e mães. Um “baseadinho” já motivou assaltos, furtos e mortes de inocentes. Um “baseadinho” é o que mantém o traficante e que paga a arma que pode matar um chefe de família, seu filho ou o meu.

É triste ver que enquanto muitos artistas se filiam a campanhas para combater as drogas, uma artista que foi o maior ícone do rock brasileiro nos dá uma demonstração insana deste tamanho. E queira ou não, um artista, um jogador famoso, tem uma linha jovem de seguidores e suas atitudes repercutem nestes fãs de forma direta. Basta ver que quando o jogador Neimar lançou o estilo moicano de cabelo imediatamente foi seguido por milhares de jovens.

Não adianta querer minorar o fato tão só por se tratar de Rita Lee. O que ela já fez pela música popular brasileira não a exime de ser criticada. Foi uma atitude deplorável. Foi um comportamento irresponsável e nossos jovens não estão precisando deste tipo de atitude. 

Em uma época em que o “crack”, com seu imenso poder de destruição, avança de forma incontrolável entre os mais jovens e até entre pré adolescentes (já temos notícias de meninos e meninas de apenas 12 anos de idade totalmente viciados), estamos precisando de comportamentos diferentes, ou seja, de pessoas que digam em toda oportunidade que droga é uma droga, que não deve ser usada e que é maléfica a nossa saúde.

A cena protagonizada pela vovó Rita Lee merece todo o meu repúdio e para você, meu jovem leitor, fica o aviso de que qualquer tipo de tóxico é letal ao seu cérebro e que não existe droga leve e sem poder nocivo. Droga é droga e você deve ficar longe dela.
                                         
                                                Edmundo Machado

====================== 

Nenhum comentário:

Postar um comentário