domingo, 8 de abril de 2012

PEDRO AMÉRICO  -  1843 - 1905



Pedro Américo de Figueiredo e Melo nasceu em 1843, em uma família ligada às artes, na cidade de Areia no estado da Paraíba e, desde cedo, encontrou em sua casa o estímulo necessário ao desenvolvimento de seu talento precoce, incluisive na música, ensinada pelo seu pai, Daniel, que era violinista, e que o introduziu também no desenho, apresentando-lhe livros sobre artistas consagrados.

Ainda muito novo o seu enorme talento impressionou o naturalista Louis Jacques Brunet que o levou por uma viagem de 20 meses pelo nordeste brasileiro como desenhista da expedição. Com 11 anos foi para o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, ingressando depois na Academia Imperial de Belas Artes, sempre destacando-se entre os colegas e recebendo 15 medalhas e prêmios, o que lhe valeu uma pensão do Imperador Dom Pedro II para estudar na Europa.

No exterior cursou a École des Beaux-Arts  de Paris, o Instituto de Física de Ganot e ainda a Sorbone, ampliando ainda seus horizontes culturais em visitas a outras partes da Europa. Retornou ao Brasil em 1864 e logo depois voltou a Europa onde obteve o grau de Doutor em Ciências Naturais na Universidade Livre do Partido Liberal em Bruxelas.

Em 1870 novamente voltou ao Brasil onde dedicou-se ao magistério e à pintura, iniciando um período brilhante e de grandes realizações artísticas. Suas obras “Batalha do Avaí” e “O Grito do Ipiranga” motivaram um debate público sobre estética e nacionalismo e muito contribuiu para fomentar o patriotismo entre os brasileiros, perfeitamente ligado a ideologia da época, da qual foi sem dúvida um dos grandes intérpretes e que lhe assegurou um sucesso contínuo.

 Em suas viagens constantes a Europa, veio a falecer em Florença, no ano de 1905, vítima da beribéri que o afligia desde a infância.


Pedro Américo - Museu Nacional de Belas Artes




Pedro Américo - Museu Imperial




Pedro Américo - Museu Nacional de Belas Artes




Pedro Américo - Museu Nacional de Belas Artes




Pedro Américo - Museu Imperial




Pedro Américo - Museu Histórico Nacional




Pedro Américo - Museu Nacional de Belas Artes



edmundomachado1000@gmail.com


===================== 

Nenhum comentário:

Postar um comentário