domingo, 13 de maio de 2012

CANTINHO DA MÚSICA


A MÚSICA CLÁSSICA

A música clássica ou música erudita é uma linha musical que tem muitos apreciadores anônimos, porém pouco apresentada aos mais jovens, visto que entrou em declínio no meado do século XX devido a enorme aceitação da música popular e também por ser custosa a manutenção de orquestras executoras deste tipo de música.

Daí ocorreu-me fazer um breve historio desta variedade musical, bem como uma pequena visão de seus principais compositores. De início fica o alerta que não se trata de um grande compêndio nem de uma grande pesquisa e sim uma rápida visão, simples e breves pinceladas sobre o assunto.

Música clássica é o nome dado a principal variedade de música com raízes e fundamentos nas tradições da musica secular e, por principal, na religiosidade e liturgia  ocidental e que seguia diretrizes e normas preestabelecidas a partir do século XVI. É música decorrente da erudição, sem correlação ou ligação com as tradições folclóricas ou populares, sendo que o termo abrange uma gama de estilos musicais, desde os mais complexos como a fuga até os mais simples como a opereta.

A música clássica sempre foi de grande aceitação nos países europeus sendo praticamente desconhecida no Brasil até a vinda de D. João VI, tendo sido a chegada da corte portuguesa o marco e o impulso das atividades musicais no Brasil colônia, cabendo a José Mauricio Nunes Garcia o título de ser o primeiro compositor brasileiro a merecer algum destaque, embora até o século XIX falar em “música erudita brasileira” provocava risos nos europeus, visto ser uma época dominada pelos italianos, com rápidas contribuições de compositores alemães e franceses.

Coube a Villa-Lobos introduzir e consolidar a música erudita brasileira em uma época que os grandes compositores Alberto Nepomuceno e Brasílo Itiberê eram ignorados, exatamente pela “brasilidade” de suas composições. Daí em diante tivemos talentosos mestres como Francisco Mignone, Radamés Gnatalli, Guerra-Peixe, Edino Krieger e outros.

Até os dias de hoje o Brasil é um país que não tem muita afinidade com a música clássica, seja por causa de nossa formação social e histórica, seja por causa de nossa situação político-econômica, pelos que nossos melhores músicos desta área geralmente estão no exterior.

Continuaremos nas próximas atualizações, já então abordando outros aspectos da música clássica.
                                              
                                                                                        Edmundo Machado 


edmundomachado1000@gmail.com


============== 

3 comentários:

  1. Olá Edmundo! Parabéns pelo trabalho que tem feito em prol da arte. Ainda não vi em seu blog nehuma matéria sobre o pintor mineiro Alex Luizi.

    ResponderExcluir
  2. POIS É...POR INCRIVEL QUE PAREÇA NUNCA CONSEGUI CONTATO COM ALEX LUIZI PARA PODER APANHAR DETALHES E FAZER UMA BOA MATÉRIA NO BLOG.

    E É UM ARTISTA QUE GOSTO MUITO. NA MINHA COLEÇÃO DEVE TER UMAS 15 TELAS DO ALEX. MAS VAMOS AGUARDAR QUE UMA HORA ACONTECE...

    ResponderExcluir
  3. Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

    An Thái Sơn chia sẻ trẻ sơ sinh nằm nôi điện có tốt không hay võng điện có tốt không và giải đáp cục điện đưa võng giá bao nhiêu cũng như mua máy đưa võng ở tphcm địa chỉ ở đâu uy tín.

    ResponderExcluir