domingo, 13 de maio de 2012


O ARTISTA DO CEARÁ

Ney  Robson Amâncio de Oliveira, amigo de quem eu não tenho nem uma foto atual para ilustrar o texto, é natural de Quixeramobim no Ceará, mas está atualmente radicado na capital, Fortaleza.

Ney sempre teve tinta correndo nas veias, sempre teve afinidade com  arte, desenhando desde os quatro anos de idade, o que já o obrigou  a andar por vários, lugares, principalmente nos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia, expondo seu trabalho.

Suas principais obras foram,  ao longo de anos, figuras indígenas, as quais lhe renderam muita atenção, inclusive um convite para expor no Museu de Arte de Phoenix, capital do estado de Arizona nos EUA. 

Infelizmente o convite para o exterior não pode ser atendido, vez que, com apenas 26 anos de idade, sofreu um AVC isquêmico, perdendo o movimento do lado direito e, por consequencia, da mão com a qual pintava, posto que era destro.

Todos concluiram que era o fim de um artista. Erramos todos. A paixão de Ney pela pintura era tamanha que ele recusou-se a desistir e obrigou-se a usar a mão esquerda para desenhar e pintar, mantendo viva sua obra e mantendo presente a sua paixão.

 Atualmente continua pintando ativamente com a mão esquerda, mantendo a mesma qualidade dos trabalhos anteriores. 


Ney Amâncio




Ney Amâncio




Ney Amâncio




Ney Amâncio




Ney Amâncio




Ney Amâncio



edmundomachado1000@gmail.com


===================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário