segunda-feira, 23 de julho de 2012


PAULO JORGE FREIRE DE MELO


Paulo Jorge Freire de Melo, que assina em seus trabalhos apenas Paulo Jorge, nasceu em Maceió, capital de Alagoas, vindo posteriormente a fixar residência em Campos dos Goytacazes/RJ, mas trazendo consigo as lembranças de criança, de suas raízes, principalmente dos cavalos das fazendas de seus tios e as guerreiras do folclore alagoano, o que somou com a paisagem de sua nova moradia, com tranquilidade da beira do mar, principalmente do Pontal de Atafona, foz do rio Paraíba dos Sul.

Paulo Jorge sempre conviveu com telas e pincéis, vez que sua mãe, dona Eulália, era professora de pintura, pelo que desde muito cedo, tanto ele como seu irmão Antonio Carlos (também artista plástico e tragicamente falecido em um acidente), deram os primeiros passos na arte de pintar, reproduzindo vaquejadas, cavalhadas e muita praia de Maceió.

Depois vieram os cavalos como ponto principal da tela. Os cavalos de Paulo Jorge não são estáticos. Vivem em movimento e traduzem vida, sendo lampejos da imaginação e dos momentos na fazenda, vividos em seus primeiros anos de vida.

As pinturas das guerreiras alagoanas, figuras do folclore originário do reizado de Portugal, são únicas e de uma expressão artística evidente. Aqui importante ressaltar que as “Guerreiras de Alagoas” não tem nenhuma ligação ou ponto de contato com as figuras do candomblé, embora os menos avisados ou que pouco conhecem o folclore nordestino sempre façam esta confusão.

Os trabalhos de Paulo Jorge enriquecem o cenário artístico de minha terra e o artista ainda tem muitas outras belezas a produzir.


Paulo Jorge




Paulo Jorge




Paulo Jorge




Paulo Jorge




Paulo Jorge




Paulo Jorge (Pontal de Atafona/RJ)




Paulo Jorge (Pontal de Atafona/RJ)




Paulo Jorge



edmundomachado1000@gmail.com


===============

Um comentário:

  1. impressionante.
    Para um leigo, parece fotografia de alta definição! :)

    ResponderExcluir