sábado, 24 de agosto de 2013



Nota: este blog tem finalidade exclusivamente educativa e cultural, sem qualquer fim lucrativo.

====================

O MESTRE GEORGE PERGENTINO 


Há vários anos eu queria um contato mais direto com um artista chamado George Pergentino, não só devido a beleza de suas telas como também por entender que tal artista era merecedor de um destaque no blog. E como tudo acontece no seu devido tempo, só agora, recentemente, eu e George conseguimos nos comunicar.


George Pergentino de Souza, nascido na Bahia, mas radicado em São Paulo, é um desses artistas do que não se precisa falar muito, bastando visualizar suas obras. Seu trabalho é amplo, não ficando restrito a um tema ou a um modelo pré definido, o que torna suas cores extremamente estética e de um classicismo puro, com imagens passíveis de se comunicar com o observador de forma instantânea.


Sou confesso admirador dos florais e naturezas mortas pintadas por George. Nelas as análises das formas se integram de maneira metódica e iluminada, provocando uma agradável sensação visual, sempre em perfeito contrataste com o fundo, sem entretanto perder o todo. Os diversos planos das telas não se confrontam e sim se interagem.

As cenas de “fundo de quintal” são metódicas, ricas em detalhes, igualmente agradáveis, ora em pinceladas finas e delicadas, ora lineares e enérgicas. Inegável que George é um importante artista brasileiro, merecedor de todos os elogios e aplausos.


                     Click na imagem para ver em tamanho maior


 
 










































edmundomachado1000@gmail.com

 =====================


ESPAÇO ESTRANGEIRO 


Alan Fearnley - Inglaterra






Chistopher Zang - China





Ennio Montariello - Itália





Francesco Albotto - 1721-1757 - Itália





Friedrich Gauermann - Austria





German Aracil - Espanha





Tim Cox  - USA


edmundomachado1000@gmail.com




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nota: este blog tem finalidade exclusivamente educativa e cultural, sem qualquer fim lucrativo
  ======================================

 O BAIANO EDUARDO LIMA

O que você vê abaixo é um pouco da arte brasileira de Eduardo Lima, jovem nascido na Bahia e que retrata, com muita propriedade, a essência do nordestino, com foco em suas raízes e as peculiaridades do povo do sertão.


A obra de Eduardo trás embutida uma magia, misto de ingenuidade e simplicidade do povo nordestino, em traços contemporâneos e que tem encantado público e crítica, resultando em uma obra viva e atual, com luminosidade e cor e que leva o folclore do norte do país para todos os cantos do mundo.

Ressalta também das telas do Eduardo que ele fugiu do lugar comum da miséria, já tão explorada e exposta por inúmeros outros artistas, preferindo caminhar pelo dia a dia do sertanejo em suas atividades cotidianas, exibindo as minúcias e os segredos da cultura popular de um povo.

Parabéns, Eduardo, e que continue a fazer sucesso.

                           Click na imagem para ver em tamanho maior





































 




 =============================

TELAS IN FLASH - ARTISTAS BRASILEIROS


                        Click na imagem para ver em tamanho maior


Alex Luizi




Celson Castro




Claudia Barbosa




Clóvis Péscio




José Lino Zechetto




M. A. Moreira




Wilson Vicente


edmundomachado1000@gmail.com


------------------------------------------------